Massagem Ayurvédica

A base desta técnica é o ayurveda, uma prática medicinal hindu com mais de 5000 anos, muito popular na Índia e no Sri Lanka. Mais do que uma terapia, é uma forma de estar na vida, segundo a qual o bem-estar depende do equilíbrio entre os cinco elementos que constituem o universo: o éter, o ar, o fogo, a água e a terra. A influência destes elementos determina o dosha, ou seja, as características físicas e psíquicas individuais de cada pessoa, do qual dependem, por sua vez, o diagnóstico do estado geral e a escolha do tratamento adequado.

A massagem ayurvédica estimula a circulação, reeduca a postura e a estrutura óssea e muscular. Utiliza óleos naturais, escolhidos de acordo com o dosha do indivíduo. Também tem como finalidade agir nos níveis mental e físico, transmitindo uma energia vitalizadora que ajuda a recuperação e renovação de todos os sistemas do corpo.

Descrição do tratamento:

A massagem Ayurvédica é realizada no chão, sobre um colchão, de forma a facilitar todos os movimentos e possibilidades que a massagem oferece. É uma massagem de corpo completo, onde os últimos minutos são destinados a um pequeno e agradável relaxamento, para que a pessoa assimile todos os benefícios da massagem que acabou de receber.

É uma técnica que alia movimentos vigorosos e profundos em toda a massa muscular, com manobras de tracção e alongamento, além da estimulação de pontos e orgãos vitais, visando o equilíbrio físico, mental, energético e espiritual.

A massagem é toda ela feita com óleos terapêuticos de origem vegetal, sem qualquer propriedade química que possa ser prejudicial à pele. Os óleos usados têm a função de melhorar a fluidez da massagem, reduzir o atrito, absorver o choque de duas peles e energias distintas, para além de efeitos terapêuticos profundos, como a nutrição dos tecidos. O corpo mantém-se calmo, em estado de relaxamento, a mente aquieta-se, o sistema linfático e a circulação sanguínea harmonizam-se, a digestão é mobilizada conjuntamente com o sistema de assimilação e eliminação permitindo que haja uma remoção completa das toxinas. Os músculos mantêm assim, uma maior flexibilidade, o sistema nervoso funciona de forma mais equilibrada, os órgãos e glândulas vibram e realizam harmoniosamente as suas funções.

Para quem vive uma vida contemporânea agitada e não tem tempo para praticar qualquer desporto, ou actividade de lazer, esta massagem é uma óptima solução, reequilibrando os sistemas do corpo e ajudando a diminuir o stress e o cansaço.

Para quem quer manter um estado jovial, a massagem ayurvédica é um poderoso meio, pois facilita a drenagem dos líquidos, eliminação de toxinas e absorção de prana (energia vital) pelo corpo, renovando todo o fluxo sanguíneo.

A massagem ayurvédica permite assim:

– Reduzir o stress e insónias;

– Aumentar a capacidade respiratória;

– Corrigir a postura;

– Activar a circulação sanguínea;

– Restaurar a agilidade nas articulações rijas;

– Interromper o envelhecimento precoce;

– Regular o transporte de líquidos no organismo;

– Regular disfunções glandulares;

– Recuperar o nível máximo de energia vital.

É um dos sistemas mais eficazes para o equilíbrio de todo o sistema energético corporal.

 

A massagem ayurvédica

Além de se utilizar de alimentação adequada, fitoterapia, yoga e outras técnicas, a massagem é uma das principais técnicas utilizada pelos médicos e terapeutas ayurvédicos, por ser de baixo custo e fácil aplicação. Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para reestabelecer o equilíbrio físico e psíquico. Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

A massagem ayurvédica age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o chakra e atuando nos sete corpos – desfazendo bloqueios emocionais). Dessa forma contribuindo na cura das principais doenças.

É importante ressaltar que, para uma massagem ser ayurvédica, deve levar em consideração os doshas do paciente, seus desequilíbrios e suas características. É uma prática individualizada, específica para cada tipo de pessoa. Não existe apenas uma técnica de massagem na Ayurveda, mas sim diversas delas, que são feitas com óleos medicados, de acordo com o dosha do indivíduo.

Fortalece o sistema imunológico aumentando a quantidade de glóbulos brancos e desentoxica o organismo.

É indicada como um dos tratamentos para quase todas as doenças, principalmente: dependência química, alergias, estresse, estafa, fadiga, depressão, fibromialgia, bloqueios emocionais, problemas musculares e de coluna, lembrando que na Ayurveda não se trata a enfermidade, mas sim o indivíduo. Deve ser ministrada com cuidado em gestantes.

Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo.

Benefícios proporcionados pelo tratamento com a massagem ayurvédica: Rejuvenescimento (melhora na pele), realinhamento das estruturas óssea e muscular, aumento da auto-consciência, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e conseqüente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, reequilíbrio dos chakras, atuação nos sete corpos sutis, maior mobilidade das articulações e possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: